Diretor Geral da Qualconsoante - Disclinica;
Neuropsicólogo;
Psicólogo;
Professor;
Doutor em Ciências da Educação;
Especialista em Ciências da Reabilitação;
Autor de obras de Avaliação e Intervenção
Especialista em Psicopedagogia- Institucional e Clínica
Especialista em Neuroeducação e Primeira Infância
Orientadora pedagógica e formação de professores.
Coautora do Manual de Provas Adaptadas para Alunos com Dislexia
Experiência em reabilitação cognitiva de educandos com NEE
Capacitadora dos métodos PEA (Programa de Estimulação da Atenção)
e PEC (Programa de Estimulação Cognitiva)
Diretora do Espaço Casulo (Espaço Multidisciplinar de
Terapias Integradas para Crianças, Adolescentes e Adultos).
Formação em ABA – Análise do Comportamento Aplicada
Esp. em Neuropsicologia e os Transtornos do Desenvolvimento
Mestranda em Neurociência e Educação
Especialista em Linguagem, Voz e Fonoaudiologia Educacional;
Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de
Minas Gerais (UFMG).
Pós Doutora em Linguística pelo Laboratoire Parole etLangage
(LPL) - Aix-Marseille Université – França.
Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da
Faculdade de Medicina da UFMG.
Psicóloga com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Psicologia
Experimental pela Universidade de São Paulo (USP).
Professora do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento
da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
Membro da Rede Ciência para a Educação (CpE) e Membro da Comissão
Científica da Associação Brasileira de Dislexia.
Colaboradora na CONABE – Conferência Nacional de Alfabetização
Baseada em Evidências
Coordenadora do eixo do Autorregulação e Literacia do RENABE – Relatório
Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências.
Terapeuta da Fala, Doutorada em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Diretora Técnica do Centro Trilhos de Mudança e docente na Universidade de Aveiro, onde leciona UCs dedicadas à aquisição de linguagem. É especialista em Ciências e Tecnologias da Saúde, na Sub-área de Terapia da Fala. Os seus estudos têm sido dedicados à aquisição e desenvolvimento linguístico atípico com publicações e apresentações em congressos nacionais e internacionais na área da aquisição sintática em populações com Perturbações de Linguagem.
Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior
de Saúde do Alcoitão desde 2001.
Faz parte da equipa multidiciplinar na Disclinica.
Autora das Cartas de Sons, editora Eudáctica.
Co-autora do CD APA II - Actividades de Processamento Auditivo»
Co-autora do livro “Método DOLF: Desenvolvimento Oral Linguístico e
Fonológico.” e “Método DOLF: Atividades" da Papa-Letras.
Lecciona formações sobre alterações da leitura e escrita a professores no
Sepleu e em várias escolas.
Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da
Universidade de Lisboa (UL). Presidente da Casa da Praia-Centro
Doutor João dos Santos.
Leciona as disciplinas de Desenvolvimento Motor nos diferentes cursos de
licenciatura de Ciências do Desporto, da disciplina de Observação do
Desenvolvimento Infantil na Licenciatura em Reabilitação Psicomotora e da
Disciplina de Educação Física I no Mestrado em Ensino da Educação Física.
É coordenador do Mestrado em Desenvolvimento da Criança.
As principais linhas de investigação situam-se no estudo do desenvolvimento
de habilidades motoras e efeitos de situações de ensino; jogo e desenvolvimento
da criança; rotinas de vida e independência de mobilidade em crianças
e jovens e “Bullying” nos recreios escolares (recess).
É autor dos livros “Jogo e Desenvolvimento da Criança”, “Motricidade e Jogo
na Infância”, Tópicos em desenvolvimento na Infância e
adolescência” e “Brincar em Cascais”.
Psicóloga Educacional e Educadora de Infância;
Mestrado em Psicologia Educacionall;
Diploma em Estudos Doutorais;
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Formadora Certificada pelo Conselho Científico- Pedagógico da Formação Contínua;
Mais de duas décadas de experiência com crianças e famílias na Equipa de
Intervenção Precoce na Infância (IPI) na cidade de Lisboa;
Mentora do Projeto – Workshops e Formações em Educação CrEativa;
Autora de vários materiais para a Infância.
Fonoaudióloga. Pós-Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas - UNICAMP. Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professora Permanente dos Programas de Pós Graduação em Fonoaudiologia UFPB/UFRN/UNCISAL e Psicologia/UFRN. Membro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins - ABENEPI e Vice-Presidente do Capítulo ABENEPI-RN. Vice-líder do CNPq Laboratório de Extensão e Pesquisa em Neuropsicologia, UFRN. Líder do Laboratório e Grupo de pesquisa CNPq LEIA - Linguagem Escrita, Interdisciplinaridade e Aprendizagem. Coordenadora do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – SBFa (Gestão 2020-2022). Pesquisadora da Rede Ciência para educação -Rede CPE e do Instituto ABCD.
Pós-graduação em Desenvolvimento Infantil, Intervenção Precoce na Infância:
Práticas Centradas na Família e nos Contextos Naturais, Análise do
Comportamento Aplicada.
Formações Internacionais em Integração Sensorial de Ayres (CLASI), Modelo
Denver de Intervenção Precoce (ESDM Mind Institute).
Aplicadora: Baylley III, Teste Screening Denver 2, Protea-R,
Portage, Idadi, SRS-2.
Terapeuta da Fala formada pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão - 1981 , Subcoordenadora da Unidade de Terapia da Fala no Serviço de Reabilitação Pediátrica de Desenvolvimento CMRA desde 2004 até 13 Dezembro de 2010 data em que assumiu o papel de supervisora clinica. Exerce o papel de supervisora clinica das Terapeutas da Fala da Aisa e do grupo de Terapeutas da Fala que se reúne uma vez por mês no Laboratório de aprendizagem da câmara de Cascais desde 2012.
Exerceu o cargo de tesoureira da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala de 1983 a 1984 e de Vice-Presidente de1985 a 1987.
Psicólogo
Mestre em Ciência Médicas pelo Departamento de
Neurologia - FCM - Unicamp
Presidente da Abenepi - Capítulo Paulista - gestão 2022-2024.
Em atualização
Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão;
Terapeuta Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar;
Pós-Graduada em Terapia Miofuncional no ISEP
Universidade de Vic Madrid.
Exerce no Hospital de Santa Maria – Unidade de Neurodesenvolvimento
no Departamento de Pediatria Médica;
Autora dos livros "Escrever Direito por Linhas Tortas" da Manuscripto,
Editorial Presença; "À descoberta dos sons" da Booksmile; “O gato
comeu-te a língua” (2ª edição) e "A linguagem mágica dos bebés"
da Esfera dos livros.
Co-autora da colecção “Ouvir, dizer e escrever”,
Co-autora do “Método DOLF: Desenvolvimento Oral Linguístico e
Fonológico.” e “Método DOLF: Atividades” da Papa-Letras.
Terapeuta da Fala,
Pós-Graduado em Intervenção Multidisciplinar nas Perturbações do Espetro do Autismo pelo Instituto CRIAP;
Graduado em Tecnologias de Apoio para a Inclusão pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa;
Presidente da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Especialista em Análise do Comportamento Aplicada, Ed. Especial, Psicopedagogia e Neuropsicologia Aplicada a Neurologia Infantil pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.
Coautora da Cartilha da Inclusão Escolar.
Docente de ensino superior e experiência de atuação clínica em equipes interdisciplinares: Laboratório de Distúrbios e de Dificuldades de Aprendizagem e Déficit de Atenção (DISAPRE- UNICAMP) e Ambulatório de Transtornos de Aprendizagem (ATA- CENEP-UFPR).
Pediatra (UFRN)
Título de Especialista em Pediatria pela SBP
Neuropediatra (UNICAMP)
Título de Especialista em Neuropediatria pela AMB/SBP/ABN
Doutorado em ciências médicas com enfoque em
Epilepsia na Infância (UNICAMP)
Membro da Abenepi Paulista
Fonoaudióloga.
Doutora e Mestre em Linguística, Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Pós-doutorado em Psicologia, UFRJ.
Especializada em Psicomotricidade, ISRP-Paris.
Especializada em Educação Inclusiva, UGF.
Professora Titular da Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Coordenadora do Projeto ELO: escrita, leitura e oralidade.
Psicóloga.
Fonoaudióloga.
Professora da Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Saúde
da Criança - da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - e da
Formação Continuada em Neuropsicologia -
Brazilian Neuropsychological Network.
Doutora e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento
(UFRGS/Universidade de Montreal).
Pós-Doutoramento no Centro de Neuroimagem da Universidade de Montreal.
Pesquisadora coordenadora do Grupo de Pesquisa Neuropsicologia Clínico-
Experimental e Escolar, e dos Projeto Teleneuropsicologia Brasil, Recupera
Brasil e Educa +.
Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp – 2019-2023)
Coordenação da Rede Nacional de Ciência para
a Educação (CpE - 2021-2024)
Membro do Science Committee da International Neuropsychological Society
(INS - 2020-2023) e eleita para a Diretoria da INS
(Board of Governors, 2023-2026).
Neuropsicóloga da Conectare NeuroPsi
Doutor em psicologia pela universidade do Quebec, Montreal, Canadá;
Fundador e sócio do Instituto Farol Centro de Excelência
e Inovação em Autismo;
Responsável pela introdução Modelo de Intervenção Precoce
de Denver no Brasil
Atuou por 3 anos como formador oficial do MIND Institute da Califórnia;
Possui experiência em coach parental baseado no Modelo Denver, em
centros públicos e privados de tratamento da Província de Quebec
e no Brasil.
Professor catedrático agregado da Faculdade de Motricidade Humana da
Universidade de Lisboa
ex-docente no seu Departamento de Educação Especial e Reabilitação,
•Mestrado em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade de
Northwestern (Evanston – Chicago).
•Especializado em Intervenção Cognitiva, Dificuldades de
Aprendizagem e Psicomotrcicidade
Desenvolve acções de formação desde 1972 com professores, psicólogos,
médicos, terapeutas e reeducadores em Portugal, Angola, Brasil, Espanha,
França, Itália, Brasil, Argentina, Cuba, México, Chile e Peru.
É formador internacional, especializado em psicomotricidade pela Organização
Internacional de Psicomotricidade e Relaxação, com sede em Paris,
É membro da Associação Internacional de Dislexia (The International Dyslexia
Association) desde 1975, e ex-presidente e fundador da
Associação Portuguesa de Dislexia.
Trabalhou como terapeuta e reeducador no Centro de Investigação Pedagógica
da Fundação C. Gulbenkian e no Consultório Médico-Psicopedagógico, de 1970 a
1975, e foi coordenador da Miniclínica da Climefire, de 1976 a 1982.
Foi fundador do Centro de Observação e Reeducação Psicoeducacional(CORPE),
onde exerce funções de coordenador psicoeducacional desde 1995.
Psicóloga formada pela PUC PR
Especialista em psicopedagogia e Neuropsicologia pela HCUSP
Formação em Biofeedback e Neurofeedback
Coordenadora de educação da Neurowork Tecnologias
Aplicadas a Saúde e Educação
Fonoaudióloga. Mestrado em Ciências - Faculdade de Medicina da
Universidade de São Paulo (FMUSP);
Especialista em Motricidade Orofacial;
Especialização em Neuropsicologia da Aprendizagem;
Aprimoramento em Linguagem (HCFMUSP);
Capacitadora do Programa de Estimulação da Atenção e Programa de
Estimulação Cognitiva (Disclinica - Portugal);
Estágio Clínico e Pedagógico em Avaliação e Intervenção nas
Dificuldades de Aprendizagem.
Autora da BALIN - Bateria de Avaliação de linguagem.
Atua como fonoaudióloga clínica na reabilitação, avaliação e
supervisão fonoaudiológica.
Proprietária da Linguagem & Aprendizagem Fonoaudiologia.
Terapeuta da Fala, licenciada pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. Pós Graduada em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança e Doutoranda em Ciências da Educação. Docente a tempo integral no curso de Licenciatura em Terapia da Fala na ESS-IPS e colabora em Pós Graduações com o Instituto CRIAP. Prática privada em contexto clínico e educacional. Integra grupos de investigação nacionais e internacionais na área das perturbações da linguagem oral e escrita.
Em atualização
Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), Mestrado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (1990) e Doutorado em Neurociencias pela Universidade Estadual de Campinas (1994), Livre Docência em Neurologia Infantil (2005). Professora Associado III da Universidade Estadual de Campinas. Membro da Academia Ibero-Americana de Neurologia Pediátrica (AINP), Associação Brasileira de Neurologia, Academia Brasileira de Neurologia, IACAPP. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins, biênio, Assessora técnica de vários periódicos nacionais e internacionais, Assessoria técnica: Fapesp e CNPq Coordenadora do Laboratório de Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos de Atenção - DISAPRE, Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP, Coordenadora dos Cursos de Especialização em Neuropsicologia aplicada a Neurologia Infantil, Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP; Lider do Grupo de Pesquisa Neurodesenvolvimento, Escolaridade e Aprendizagem (CNPq).
Bióloga, Dra e Ms em Psicanálise, Neuroanatomista, Neurofisiologista, Psicopedagoga e Especialista em Bioética. Tem certificado Reggio Emília Study Abroad Program na Itália e Title in Education Neurosciences and childhood and adolescence learning of Erasmus+ University – Europe – Portugal. É Membro Efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, e da Associação Brasileira de Psicopedagogia RJ. Autora de livros e DVDs sobre Neurociência e Educação pela Editora WAK e Editora Qualconsoante de Portugal. Professora Universitária da AVM Educacional / UCAM, UNESA – RJ, Universidade de João Pessoa – UNIPE, e Professora Pesquisadora convidada no curso de Pós-graduação de Neurociência do IPUB/ UFRJ. Coordenadora do Programa de Pós-graduação de Neurociência Pedagógica na UCAM / AVM Educacional. Palestrante no Brasil e no exterior.